Foi criada em 24 de maio de 2.004, mês que nos  traz à lembrança a Abolição da Escravatura. Pretendemos, com isso, adquirir informações precisas sobre nossos direitos em busca da Liberdade Plena. Foi pensando assim que, no seio do PTB, o trabalhismo, mais uma vez, preocupa-se em contribuir, de forma prática e objetiva, com a sociedade brasileira, desta vez em defesa dos direitos das pessoas com deficiência e diante da omissão do Poder Público, sempre distante da realidade e do cotidiano do cidadão com deficiência. Assim, a proposta da ATRADEF é defender os direitos das pessoas com deficiência, utilizando a farta legislação municipal, estadual e federal, que, para muitos, é complexa e com tecnicismo incompreensível.
Objetivamos, conseguir humanizar de forma simples e prática o relacionamento das pessoas com deficiência, disponibilizando seus resguardos em nossa sociedade.

A ATRADEF não pretende ser apenas mais uma entidade ligada a pessoa com deficiência, mas sim fazer a diferença, lutando judicial e extrajudicialmente para satisfeitos os direitos deste contingente populacional, como acessibilidade, Educação, Emprego, Saúde, Transporte, etc., bem como preparar as pessoas com deficiência ministrando-lhes cursos profissionalizantes e encaminhamento ao mercado de trabalho e, principalmente, incluindo-o na sociedade, mostrando  que a pessoa com deficiência é eficiente e cumpre aquilo a que se propõe.

Portanto, caros companheiros, chegou o momento de nós, as 50.000.000.00 de pessoas com deficiência, dar uma "sacudida" significativa nesta sociedade que nos subjuga e segrega, dando um basta e usando, a partir de hoje, como nosso lema o jargão: "Unidos jamais seremos Vencidos".
Por fim, citando Bertold Brecht: Os homens que lutam por um dia e são bons. Os homens que lutam por um ano e são melhores. Os outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons. Porém, os que lutam por toda a vida; estes são os imprescindíveis."

José Francisco Vidotto. Presidente.