1 2 3 4 5 6

O presidente estadual e secretário-geral nacional do PTB, deputado Campos Machado, após verificar relatórios e levantamentos efetuados pelas entidades trabalhistas que defendem os direitos e os interesses das pessoas com deficiência (Atradef e PTB Inclusão Social), elogiou os membros das respectivas diretorias.

"Tudo o que imaginamos, quando criamos o PTB Inclusão, e a Atradef, que é o seu braço social, está sendo realizado. Temos o dever de parabenizar todos, na pessoa do nosso incansável companheiro Dr. Vidotto, que preside as duas entidades.

Segundo o líder petebista, mais de 30 mil atendimentos foram realizados, em 10 anos de atividades conjuntas (A Atradef comemora 10 anos em 2014 e o PTB Inclusão Social, 7 anos).

"São dezenas de ofícios, mensalmente, endereçados a diversos órgãos públicos, de todas as esferas, especialmente para denunciar uso abusivo das calçadas e das vagas de deficiente existentes no Estado, desrespeito à legislação que garante acessibilidade em edificações públicas e privadas."


Trabalho, saúde, orientação jurídica e solidariedade


De acordo com o presidente José Francisco Vidotto, "com o apoio de diretores abnegados, Hildo, as Dras. Úrsula e Francisca, entre outros, que atuam também em Guarulhos e no Litoral, as pessoas com deficiência são encaminhadas para postos de trabalho que efetivamente aproveitam sua capacidade, e têm orientação sobre seus direitos e outras demandas jurídicas, como aposentadoria. Através de parceria, na área da saúde, encaminhamos os nossos associados para atendimento com especialistas."

"Além disso, ficamos muito felizes quando podemos, através de doações de pessoas e empresas, atender às centenas de pedidos de cadeiras de rodas, órteses e próteses."

Pedidos chegam de todo o Brasil

O presidente Dr. Vidotto diz que recebe, através do site da Atradef, solicitações de todo o País: "recentemente, oficiamos a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão de Minas Gerais, acerca do desrespeito de uma companhia aérea à decisão do STF, que determinou a destinação de duas passagens aéreas gratuitas em cada voo. Da Capital Federal, recebemos um pedido de cadeira de rodas, e estamos tentando atender."

Atradef e PTB Inclusão no Esporte


As entidades também se esforçam para que a pessoa com deficiência pratique alguma modalidade esportiva, fator de relevância para seu bem estar orgânico e psicológico. "Aqui mesmo temos uma doutora boa de mira", brinca Vidotto, referindo-se à advogada Andreia Úrsula, secretária-geral. 

"Ela já venceu vários torneios, e recentemente, ganhou o título nacional da sua categoria, em provas disputadas no Rio de Janeiro. Nós mantemos também diversos desportistas, que participam de vários certames, em todo o Estado, como foi o caso de Peruíbe, onde o Jornal Imobiliário destacou a presença de nossos atletas."

Finalmente, Vidotto destaca ainda, a Lei de Acesso às Praias e dois projetos de Campos Machado, que foram discutidos e formulados em conjunto com a Atradef e o PTB Inclusão:



PROJETO DE LEI Nº 461, DE 2013 - Autoriza o Poder Executivo a instituir central de atendimento telefônico call center , para recebimento de denúncias e reclamações contra preconceito e intolerância às pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, bem como o desrespeito às normas que garantem sua acessibilidade.


PROJETO DE LEI Nº 462, DE 2013 - Autoriza o Governdo de São Paulo, através da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por intermédio do Programa Estadual de Prevenção e Combate à Violência contra Pessoas com Deficiência, criado pelo Decreto nº 59.316, de 21 de junho de 2013, implementar ações que efetivem o cumprimento das normas federais de uso e ocupação de vagas de veículos em locais públicos, privados, ou de uso coletivo.


 

Vidotto informou o líder petebista que iniciou os preparativos para a maior feira do setor, que será realizada de 10 a 13 de abril. A Atradef tem um stand, um dos mais movimentados, desde a primeira edição da feira, e, neste ano, conseguiu um espaço a mais, para a participação do PTB Aposentados.